A cidade

História
Brotas é uma pequena cidade de 22 mil habitantes, localizada no centro do Estado de São Paulo. Muitos moradores dizem que a cidade recebeu este nome devido à enorme quantidade de águas que brotam de suas terras. Mas a origem mais provável se deve à Nossa Senhora das Brotas, à qual muitos portugueses que fundaram a cidade eram devotos. A capela de Santa Cruz, preservada até hoje e palco de diversas festas na cidade, abriga uma imagem da santa.

Economia
Brotas sempre teve sua economia baseada na produção rural e agrícola. Prosperou no ciclo do café e, após o declínio desta cultura, intensificou sua produção de laranja, cana-de-açúcar, gado de leite e corte. Suas belezas naturais preservadas e sua posição geográfica privilegiada favoreceram o desenvolvimento do turismo na cidade, alavancando o comércio e setor de serviços. Hoje, Brotas é um dos destinos mais procurados para a prática de ecoturismo e turismo de aventura por visitantes de todo o Brasil.

Recursos naturais
Brotas ainda preserva uma grande parcela de mata nativa, abrigando diversas espécies animal e vegetal. O Rio Jacaré-Pepira, coração da cidade, nasce na Serra de São Pedro e é um dos poucos rios não poluídos da Bacia do Tietê. Ao chegar nas Cuestas de Brotas, o rio Jacaré e seus afluentes formam dezenas de cachoeiras e quedas d’água, inclusive no perímetro urbano da cidade, no Parque dos Saltos. Quase todas as atividades de ecoturismo e aventura praticadas em Brotas acontecem em cachoeiras, corredeiras, nascentes e represas.

Aspectos e curiosidades de Brotas
Aniversário – 03 de Maio
Área do município: 108 ha ou 1.062 Km2
População: 22 mil habitantes
Temperatura média anual: 22º C
Índice pluviométrico anual: 1.300 a 1.400 mm
Clima: Tropical
Famosos de Brotas: o cantor Daniel e os Irmãos Campana, designers.